Moda também se lê?
Enquanto uma tendência de looks apresenta as várias marcas, às vezes a oferecer expressão, estética peculiar, que dura menos que uma estação ou não, se abre oportunidade, capaz de melhorar o estado atual de um indivíduo para a indústria da moda. É nesse preâmbulo que elaboro um diálogo entre a moda e a leitura de imagens.

Série de suéters dançando, imagens free do site istockphoto
Como ler a moda e suas tendências? Quando lemos uma imagem vemos cores, texturas, movimentos, linhas retas e curvas que entrelaçadas criam harmonia. Entretanto, no momento em que realizamos uma descrição e análise, vemos que existem elementos constitutivos comuns como sendo os pontos, as linhas e a textura.
No livro Moda também é texto, a pesquisadora Sandra Ramalho e Oliveira apresenta uma maneira interessante de ler a moda. Ela diz que os elementos da moda possuem linhas, formas, cores, texturas e pontos que ao serem articulados se encontram simetrias e assimetrias, contrastes e repetições, equilíbrio e harmonia. Porém, na linguagem verbal são usadas palavras para conceber o discurso. Por meio de analogias entre as linguagens visual e verbal é perceptível a existência de pontos em comum e com isso, a moda também se lê.
Linhas curvas
Textura
Assim como na linguagem visual existem estes elementos, na linguagem verbal também existem.
Na poesia por exemplo, vemos movimento na poesia concreta em que também encontramos linhas e pontos, linhas curvas e espaços, movimentos entre as palavras a denotar textura.PoemaConcreto: Augusto de Campos
Entretanto, o que tem a ver a poesia com a moda? Assim como a poesia provoca emoção ao ter palavras escolhidas no processo de criação, a moda também exerce sentimentos pois, peças foram selecionadas com estímulo ambiental e cognitivo com o fim de produzir experiências subjetivas ao se criar um look único.
Milka Plaza
Escritora chilena naturalizada brasileira, bacharel em Artes Visuais e Mestre em Arte Educação. Membro da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina - Florianópolis, Membro da Academia Boituvense de Artes e Letras - Boituva - SP, Membro da Confederação de Letras e Artes de São Paulo - CONBLA - Editora Chefe da GAPLA Edições em Santa Catarina - Brasil, Presidente da Associação Literária Letras no Jardim, Presidente da Academia de Letras de Florianópolis, escritora de livros acadêmicos, contos e poesias.

Série de suéters dançando, imagens free do site istockphoto
Como ler a moda e suas tendências? Quando lemos uma imagem vemos cores, texturas, movimentos, linhas retas e curvas que entrelaçadas criam harmonia. Entretanto, no momento em que realizamos uma descrição e análise, vemos que existem elementos constitutivos comuns como sendo os pontos, as linhas e a textura.
No livro Moda também é texto, a pesquisadora Sandra Ramalho e Oliveira apresenta uma maneira interessante de ler a moda. Ela diz que os elementos da moda possuem linhas, formas, cores, texturas e pontos que ao serem articulados se encontram simetrias e assimetrias, contrastes e repetições, equilíbrio e harmonia. Porém, na linguagem verbal são usadas palavras para conceber o discurso. Por meio de analogias entre as linguagens visual e verbal é perceptível a existência de pontos em comum e com isso, a moda também se lê.
Linhas curvas
Textura
Assim como na linguagem visual existem estes elementos, na linguagem verbal também existem.
Na poesia por exemplo, vemos movimento na poesia concreta em que também encontramos linhas e pontos, linhas curvas e espaços, movimentos entre as palavras a denotar textura.PoemaConcreto: Augusto de Campos
Entretanto, o que tem a ver a poesia com a moda? Assim como a poesia provoca emoção ao ter palavras escolhidas no processo de criação, a moda também exerce sentimentos pois, peças foram selecionadas com estímulo ambiental e cognitivo com o fim de produzir experiências subjetivas ao se criar um look único.
Vogue: tendências 2024 - Foto: Launchmetrics Spotlight
Milka Plaza
Escritora chilena naturalizada brasileira, bacharel em Artes Visuais e Mestre em Arte Educação. Membro da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina - Florianópolis, Membro da Academia Boituvense de Artes e Letras - Boituva - SP, Membro da Confederação de Letras e Artes de São Paulo - CONBLA - Editora Chefe da GAPLA Edições em Santa Catarina - Brasil, Presidente da Associação Literária Letras no Jardim, Presidente da Academia de Letras de Florianópolis, escritora de livros acadêmicos, contos e poesias.
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