segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Sorvete

#sorvetes

#poemas

#receitadesorvete

#receitas

 Meu blog é de contos poesias e crônicas, mas também será de receitas e escritos. Decidi fazer isto porque  após vir morar com meus pais durante a pandemia é uma luta querer ocupar a cozinha. Minha mãe e cunhada fazem de tudo para luzir seus dotes culinários. Quando era só eu e meu marido testei várias receitas de dar água na boca. Agora, trabalhando o dia inteiro, resta pouco tempo para dar a conhecer meus dotes na cozinha, salvo algumas vezes no final de semana. Devido a isso, decidi compartilhar minhas receitas com o querido (a) leitor.

Sorvete gostoso

- Primeira mistura

Em uma panela colocar: 

1 lata de leite condensado

3 gemas

a mesma medida de leite de vaca. Antes de levar para a panela, bater no liquidificador.

Colocar a cozinhar e reservar

Caramelo e chocolate

 Fazer um caramelo com 1 1/2 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água. Colocar em outro recipiente,  1/2 xícara de água fervendo e 1/2 xícara de chocolate. Quando o caramelo estiver pronto, adicionar a esta mistura de chocolate. Misturar bem, sem colocar a colher de metal se não vai empedrar o caramelo. Cobrir um pirex com esta mistura.

- Segunda mistura

Em separado, bater as três claras em neve e adicionar bem devagar uma lata de creme de leite sem o soro. Juntar à primeira mistura bem devagar para não abaixar as claras. Depois de juntar as duas misturas colocar tudo encima do caramelo e levar para o congelador.

Bon apetit!


Poema

Absorvo o momento

do sorvete com encanto.

Doçura e elegância

a bater nas claras que levantam.

Nuvens esparças

a surgir na mente

do vaivém das batidas

que batem

e batem

e batem

quão relógio

a mostrar as horas

que tardam em passar

no mormaço

do verão chuvoso

do hemisfério sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A luz do teu cantar

Braços que andam pelo braço da viola. Dedos que apertam e ferem as notas soltas do teu olhar, do teu sentir. És tu amor olhar ...